domingo, 3 de agosto de 2008

O impossível aconteceu!

“A distância que você consegue percorrer na vida depende da sua ternura para com os jovens, compaixão pelos idosos, solidariedade com os esforçados e tolerância para com os fracos e os fortes, porque chegará o dia em que você terá sido todos eles.”

Quero comemorar junto com todas as mulheres este primeiro ano de existência da Associação Comunitária Mulheres em Ação de Paus Brancos. Fico feliz por elas terem superado vários obstáculos, inclusive o da falta de confiança em si próprias.
Observei que a comunidade estava sem representantes ativos e atuantes em defesa de melhores dias para o povo. Observei também que a associação que aí existia estava praticamente desativada. Faltava impulso e motivação para reivindicar e lutar pela comunidade. Desta forma, reunimos a população e os associados mostrando-lhes caminhos para a transformação do meio em que vivem. De pronto, as mulheres tomaram a frente desta luta, enquanto os outros moradores não depositaram confiança naqueles primeiros momentos de organização, mas ali estava, no entusiasmo e persistência daquelas mulheres, o nascedouro de grandes mudanças e melhoras para toda a comunidade.
Com isso, houve o engajamento de outras mulheres e o compromisso da comunidade em apoiar aquele movimento que surgia. O grupo foi se fortalecendo, crescendo, e hoje são quase 70 mulheres associadas. Desta feita, foram surgindo as primeiras vitórias e conquistas: a reforma do posto de saúde, o consultório odontológico, a reforma das duas escolas , a futura pavimentação em pedra tosca das ruas principais da vila e em breve sua mais nova praça de esportes um ginásio poliesportivo, a promessa da Anatel de resolver o problema de telefonia móvel da localidade e a visita de autoridades para conhecer a realidade da população, entre elas o Governador em exercício, Prof. Francisco Pinheiro, que se comprometeu em acompanhar o processo de construção de uma via asfáltica ligando o Distrito à CE 060, como também a busca de verbas para perfuração de um poço profundo de grande capacidade, no intuito de resolver definitivamente o problema da falta de água.
Neste momento vou relatar alguns obstáculos encontrados para a solução de problemas: encaminhamos diversos ofícios para órgãos federais, estaduais e municipais e notamos várias informações desencontradas, como muita coisa que veio para o Distrito só no papel, nunca chegou na comunidade. Por conta destes acontecimentos, cobramos das autoridades competentes uma investigação minuciosa para desvendar a realidade de Paus Brancos, que tem tudo, mas, na verdade, não tem nada. Por conseqüência, saber quem são os responsáveis para podermos ter o direito de ver a comunidade se desenvolver, pois muitas solicitações nossas estão dependendo destas averiguações para serem atendidas. Sei que logo, logo teremos essas respostas, e será um passo importante para o desenvolvimento e crescimento de nosso tão querido Distrito.
Sou neto de Raimundo Félix de Sousa, um dos antigos moradores desta comunidade que tem a maior família ainda morando neste local. Quando era vivo, meu avô gostava muito do local onde morava, do povo da comunidade, da capela de N.Sra. do Perpétuo Socorro. Senti-me na responsabilidade de fazer algo por essa gente com quem ele conviveu e de quem tanto gostava. De uma forma simples, acho que dei minha contribuição, contando com o apoio de amigos da Caravana da Amizade e de políticos importantes do Ceará, que estão empenhados em transformar de alguma forma a realidade do seu cotidiano, tanto é, que fazem questão de se manterem informados por meio de cartas, emails e fotos, querendo acompanhar de perto as modificações ocorridas nesta localidade.
Quero parabenizar e enaltecer a ação dos jovens em todas essas conquistas, a presença deles foi fundamental para fortalecer a luta das mulheres. Eles se fizeram sempre presentes quando preciso, foi um apoio com o qual as mulheres puderam contar em muitas ocasiões. A eles o meu muito obrigado.

(Se eles soubessem a força que têm e o poder de transformar o
presente, ousariam sempre).

Com isto, quero convidar a você que ainda não faz parte deste movimento, que venha somar forças para que esta luta se solidifique e sejam alcançados todos os objetivos. O que hoje está sendo plantado, será colhido por todos os moradores e ainda pelas gerações futuras, mas isso depende de uma ação hoje. Não dá para adiar, tampouco para antecipar os acontecimentos, este é o momento. E as mulheres já perceberam essa verdade: quando elas literalmente “entraram em ação”, as coisas começaram a acontecer.
Existe uma canção que fala sobre isso:

“vem, vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz
hora, não espera acontecer”.

Agradecimentos especiais: ao sr. Vice-governador do Ceará, Prof. Francisco Pinheiro; Vereador e primeiro secretário da Câmara Municipal de Fortaleza, Luciram Girão Sales; Vereador de Quixeramobim, José Helan; sr. Prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior; às integrantes da primeira diretoria, eleita, da Associação Mulheres em Ação, seus esposos e filhos, e a todo o povo da comunidade de Paus Brancos- Quixeramobim/CE.



A IMPORTÂNCIA DO SER HUMANO CONSISTE NO QUE ELE É CAPAZ DE CONSTRUIR, TRANSFORMANDO O MEIO EM QUE VIVE E MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA DO SEU SEMELHANTE !
(ALEXANDRE JOCA)


Atenciosamente,

Alexandre Joca de Sousa
Caravana da Amizade