sábado, 26 de fevereiro de 2011

Comunidade Mariana Boa Semente, SEMEANDO A PAZ E O AMOR DE DEUS......



Testemunho de Pádua Costa, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Mariana Boa Semente, durante o Queremos Deus, no dia 13 de fevereiro de 2011, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).


Deus é grande! Deus é bom! Deus é Misericórdia!


Quem Somos

Somos uma Associação Pública de Fiéis, aprovada pelo bispo diocesano de Quixadá, no Ceará, chamados a atualizar o Mistério da Encarnação em nossas vidas, no serviço aos irmãos, acima de tudo pelo nosso Testemunho. Somos uma família eclesial que acolhe as orientações dos párocos onde estamos a serviço, tendo como Pai Espiritual nosso Bispo Dom Adélio Tomasin (filho de São João Calábria – PSDP). A nossa realidade é composta com diversos estados de vida: jovens, adultos, solteiros, casados, celibatários, todos consagrados ao Imaculado Coração de Maria. Somos chamados por Deus a viver um modelo de vida com uma espiritualidade própria, coletiva e determinada. O nosso principal chamado é a santidade, ser Boa Semente, “Filhos do Reino” (cf. Mt. 13,38s) testemunhando ao mundo o modelo de vida que Deus nos inspirou, como Maria, encarnando a Palavra em nossa vida, enriquecendo assim, a Igreja.

Nossa história


Em 1994 após participar de um encontro promovido pela Renovação Carismática Católica, em Fortaleza – CE, denominado “Queremos Deus”, senti-me acolhido e lavado pela Misericórdia Divina, pois, por ignorância na fé e falta de discernimento, havia me envolvido com uma empresa que me levava a endeusar o dinheiro e o poder, uma das muitas iniciativas do movimento Nova Era. Naquela tarde de janeiro conheci um novo jeito de ser Igreja com alegria, fervor, fraternidade, e percebi claramente que Deus me chamava para uma Missão que só aos poucos eu entenderia.

Com sabedoria, o Senhor foi me introduzindo na vida de nossa Paróquia em Quixeramobim, onde, a cada dia, ficava maravilhado com as pastorais e movimentos que conheci. Outros misteriosamente quiseram seguir-me e à medida em que nos abrimos à inspiração de Deus, começando a servir na animação litúrgica, no trabalho com os jovens e na comunicação, um número crescente de pessoas foi se reaproximando e redescobrindo a Igreja, como nós, em particular a juventude. Naquele mesmo ano, com a rapidez e a eficácia do Espírito Santo, teve início a RCC em nossa paróquia com a realização do 1º Seminário de Vida no Espírito Santo, o nascimento dos primeiros grupos de oração, ministérios e equipes de serviço. Uma liderança, com cerca de quarenta jovens, começou a caminhar e servir, sentindo o desejo de uma doação cada vez maior.

Coordenando aqueles jovens senti a necessidade de se estabelecerem pequenas regras que norteassem a nossa caminhada, e, em oração, colocamos estas regras no papel. Eram dez pequenas regras. Estávamos no ano de 1995, ano da inauguração do Santuário da Imaculada Rainha do Sertão em nossa diocese. Uma amiga religiosa, Irmã Lúcia, récem-chegada da Itália, animou-me a apresentar aquelas regras básicas ao nosso bispo diocesano, a quem, até então, não conhecia pessoalmente. Daquele primeiro encontro com Dom Adélio Tomasin nasceu uma grande amizade, mais do que isso, uma verdadeira relação de pai e filho. Dom Adélio conseguiu vislumbrar naquelas pequenas regras algo mais que uma simples orientação para os jovens da RCC local: era uma nova obra de Deus a qual estava para nascer. Ele escreveu no nosso pequenino livro de regras: “Jesus e Maria façam crescer esta pequena semente”. Em seguida, carimbou e assinou. De certo modo foi a primeira bênção e reconhecimento que recebemos de forma tão precoce. Toda a conversa com o bispo foi a confirmação de um momento profundo que vivi, dias antes, na minha oração pessoal: Deus nos fez um chamado...através de uma profecia de Isaías... Deus nos fez uma promessa ... “ Não terás mais necessidade de sol para te alumiar, nem de lua para te iluminar, permanentemente terás por luz o Senhor e teu Deus por resplendor (Is 60, 19). Teu povo será um povo de justos que possuirá a terra para sempre; será uma planta cultivada pelo Senhor, obra de suas mãos, destinada a sua glória. Do menor nascerá toda uma tribo e do mínimo uma nação poderosa, Sou Eu, o Senhor que em tempo oportuno realizarei essas coisas ( Is 60, 29). Porque, quão certo como o sol faz germinar seus grãos e um jardim faz brotar suas sementes, o Senhor Deus fará germinar a justiça e a glória diante de todas as nações” (Is 61,11).

A partir de então, Dom Adélio passou a nos orientar e motivar para que aprofundássemos aquele chamado. Incentivou-nos a fazer um dia de Retiro, com aquele grupo, para a entrega das regras. Obedecendo as orientações do bispo, em outubro de 95, vivemos aquele Retiro, passando a nos denominar, a partir dali, Projeto Boa Semente. Aumentaram em nós os laços fraternos e o desejo de servir a Igreja. Passamos a nos reunir semanalmente para buscar conhecer qual era o Projeto do Senhor para nós.

Em março de 1996, orientado por Dom Adélio, fiz um retiro pessoal para aprofundar o discernimento da vontade de Deus para nós que participávamos daquele Projeto.

Pelas mãos da mesma religiosa, Irmã Lúcia, Irmã da Misericórdia de Verona, chegou em minhas mãos uma pregação do Santo Padre o Papa João Paulo II, quando festejava 13 anos de seu Pontificado. Era um texto dirigido aos jovens do nosso País, em outubro (mês do Rosário e das Missões) de 1991, na sua visita ao Brasil, na Universidade Federal do Mato Grosso. Acreditamos que esta irmã foi um instrumento nas mãos de Maria.

Ao ler as palavras do Papa, que convocavam os jovens e as famílias a uma vida santa, tendo como base a parábola do Semeador, senti como se aquelas palavras estivessem sendo lidas em meu coração, como também, no coração daqueles que estavam unidos a mim naquele Projeto. O forte sentimento que me veio naquela circunstância foi reescrever todo o texto, literalmente (agora na “primeira pessoa do plural”), abraçando toda aquela convocação como estilo de vida, como nosso jeito de viver o Evangelho, como o Espírito da Obra que ali Deus confirmava: uma Nova Comunidade, uma Nova Fundação no coração da Igreja. A conclusão daquela mensagem do Papa aos jovens brasileiros era uma apresentação de todo aquele seu desejo a Nossa Senhora Aparecida, e um pedido para que se concretizasse. Acreditamos que, pela Misericórdia de Deus, somos uma resposta generosa e vibrante da Virgem Santíssima ao apelo do Papa cheio de esperança. Uma forma de presenteá-lo pelo seu 13º aniversário como “Vigário de Cristo”, pois a sua alegria é a alegria de Jesus.

Todo o retiro pessoal foi partilhado com os membros do Projeto e depois com o nosso bispo. Começamos então, uma nova etapa, caminhando para o nascimento da Comunidade, o que aconteceu no Natal de 1997, no coração do Ceará (Brasil), na singela Quixeramobim, sob a guarda de Santo Antônio de Pádua (Padroeiro de nossa cidade-mãe) e a intercessão de Santa Terezinha do Menino Jesus (grande amiga e patrona de nossa Comunidade). Começamos a nossa experiência de vida comunitária, naquela madrugada de Natal. Eu e minha esposa Dilena, grávida de Mariana (nossa primeira filha), juntamente com quatro moças que fariam caminho para a vida religiosa, como Comunidade de Vida. Ao mesmo tempo, assumiam-se também como membros da mesma Comunidade os irmãos e irmãs que caminhavam externamente, como Comunidade de Aliança. Nascia a Comunidade Mariana Boa Semente, com pouco mais de cem membros, naquela época, uma Comunidade de Vida e Aliança, que caminharia para as primeiras consagrações, que só aconteceram no Ano Jubilar (2000).

Nossa missão

Nossa missão é semear a Boa Nova de Jesus no coração da humanidade, por meio do Imaculado Coração de Maria. Vivenciamos nossa Missão de Evangelização em três níveis: O Anuncio do Reino, o Testemunho de Santidade e o Serviço aos irmãos, colocando-nos nas Mãos do Senhor para a evangelização do Seu povo. Somos chamados a, uma vez semeados nas paróquias, promover nas mesmas um novo florescimento do poder do Espírito Santo, gerando frutos abundantes, pela graça de Deus. A nossa missionariedade, que é um transbordar do Amor de Deus em nós, concretiza-se nas Casas de Missão. As casas de Missão da Comunidade Mariana Boa Semente são núcleos da Comunidade de Vida que, unidas aos membros da Comunidade de Aliança local, colocam-se a serviço das paróquias onde estão localizadas através do nosso carisma

Nossa espiritualidade

A nossa espiritualidade é a da Renovação Carismática Católica: a abundância dos carismas, uma forte vivência da oração pessoal e comunitária e da Palavra de Deus, gerando consequentemente uma adesão incondicional à Igreja e aos seus ensinamentos, um forte elo de fraternidade, buscando dar frutos na Paróquia onde estamos enraizados. Os membros da Comunidade de Vida, em particular os religiosos, vivem em comum uma jornada que incluem a liturgia das horas, o Santo Rosário, ofício da Imaculada Conceição, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Eucaristia, momentos de silêncio, oração pessoal, trabalhos internos e externos ligados à vida da comunidade e da paróquia, almoço, confraternização e repouso. As famílias, por causa da realidade específica, pelo estado de vida ( e os filhos), farão o possível para viver os momentos comuns unidos ao restante do núcleo comunitário.

Onde estamos

A Nossa Casa Geral está situada na cidade de Quixeramobim, Ceará, Brasil, onde também funciona o Postulando da Comunidade de Vida, cidade na qual reside o maior número de membros da Comunidade de Aliança, desenvolvendo várias atividades pastorais na paróquia. O Noviciado da Comunidade está estruturado na cidade de Pedra Branca, Ceará, (diocese de Iguatu) onde também desenvolvemos ações pastorais. Temos Quatro casas de Missão, uma em Santa Cruz (distrito de Pedra Branca), outra em Boa Vista (distrito de Mombaça) uma na Paróquia de Nenelândia (distrito de Quixeramobim) e agora, mais recentemente, recebemos a missão de administrar a Casa de Retiros Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão em Quixadá, Ceará.

Como vivemos

A Comunidade de Vida é composta de pessoas que vivem comunitariamente em casas da própria comunidade ou a ela confiadas. A Comunidade de Aliança tem vida fraterna, vivendo cada família ou membro na sua casa particular continuando a desenvolver as suas atividades pessoais de trabalho e estudo. Os membros da Comunidade de Aliança estão ligados entre si e à Comunidade de Vida por meio do carisma, regras de vida, formação e apostolado comum. Alguns membros da Comunidade Mariana Boa Semente serão chamados ao Sacerdócio. Os irmãos sacerdotes da comunidade serão incardinados na diocese onde estivermos presentes e vinculados ao Bispo diocesano e ao presbitério através da graça sacramental, juridicamente e pastoralmente.

Nosso carisma

O nosso Carisma é a Alegria do Cristo Ressuscitado, a Alegria que nasce da Cruz, da obediência radical ao Pai, da doação da vida aos irmãos, a Alegria de Maria, transmitida a todos pela nova evangelização, nas Paróquias onde Deus nos semeou. Queremos ser fiéis a Igreja e ao carisma plantado no nosso coração, afim de que, o louvor e a gratidão a Deus, cresçam como árvores plantadas por Maria no grande e esplendido jardim da Igreja, nestes tempos de primavera.





A Parábola do Semeador

"Eis que o semeador saiu a semear.
E quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, e sufocaram-na.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". (Mateus, XIII, 3 a 9).

"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria".(Paulo, II aos Coríntios, IX, 7).


Nenhum comentário: