terça-feira, 31 de agosto de 2010

Produtores de rede de Jaguaruana



Setor enfrenta forte crise

A criação do APL em Jaguaruana é vista pelo presidente da Associação dos Fabricantes de Redes de Jaguaruana (Asfarja), José Pinheiro Júnior, como uma possível saída para o setor no município. Ele afirma que o segmento enfrenta uma crise sem precedentes na área de comercialização, o que fez com que, aproximadamente, 100 produtores tenham deixado o ramo nos últimos três anos.
Atualmente, diz Pinheiro Júnior, existem cerca de 200 produtores de rede de dormir no município, mas a maioria ainda carece de noções básicas de gestão. Além disso, o presidente da Asfarja ressalta que a queda do dólar e a isenção fiscal em outros estados favoreceram os concorrentes. Ele chega a afirmar que a exportação, que poderia ser uma saída para o segmento, caiu 80% em 2003.
Já o presidente do Sindredes, Antônio José Vasconcelos, reforça a importância do APL, por estar o setor perdendo terreno para os concorrentes. Essa queda vem se verificando, declara, há duas décadas, mas se acentuou nos últimos anos, como reflexo da economia do País. Para ele, além da falta de qualificação do produtor, houve também uma acomodação, como se os bons tempos não fossem passar nunca. Depois de Jaguaruana, Fortaleza, com 20 produtores, é o município no Ceará que mais produz redes de dormir. “Em outros municí-pios do Estado, a produção é inexpressiva”, encerra o dirigente do Sindredes.

Um comentário:

Artesão Nato disse...

O APL REDES DE DORMIR DE JAGUARUANA REALIZA A 1° EXPOSIÇÃO DA CULTURA DA FABRICAÇÃO DE REDES DE DORMIR nos dis,04 a 07 de setembro 2010.
Local:praça da prefeitura,no municipio de Jaguaruana - CE