quarta-feira, 1 de setembro de 2010

I EXPOSIÇÃO DO ARRANJO PRODUTIVO ( APLs ) JAGUARUANA




Faz parte dos trabalhos do projeto Arranjo Produtivo Redes de Dormir




Desenvolvido com fabricantes do produto naquele município. Atualmente, cerca de 200 produtores, a maioria constituída de pequenos, fabricam redes de dormir em Jaguaruana, tornando o município um pólo desse segmento no Estado.
Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerados de empresas localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva. Além disso, mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com atores locais, como: governo, associações, entidades de apoio, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
A idéia dos APLs surgiu a partir do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas Industriais, por meio de convênio firmado entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae. Entre os objetivos do APL Redes de Dormir, consta promover a competitividade e a sustentabilidade dos micro e pequenos negócios, estimulando processos locais de desenvolvimento.
No caso de Jaguaruana, as ações de estímulo a serem desenvolvidas junto aos produtores são gestão de mercado, sustentabilidade organizacional, promoção de ambiente de inclusão, atenção à gestão ambiental e ao patrimônio histórico e cultural, além de gestão da capacidade inovadora local dos empresários.
As etapas de desenvolvimento do APL em Jaguaruana, após a definição do Grupo Gestor e o seminário de sensibilização, serão a criação de um núcleo setorial, estruturação do plano de ação, pactuação e responsabilidades, execução do plano de ação, monitoramento das ações e workshop de avaliação final. A duração da proposta é de seis meses, sendo que, depois disso, haverá um mês para a elaboração de relatórios técnicos.

Nenhum comentário: