domingo, 9 de novembro de 2008

Quixeramobim - Apresentação




Quixeramobim é a cidade "coração do Ceará", localizada na região central do Estado. Pertence ao polígono das secas.
Neste município nasceu Antônio Conselheiro em 13 de março de 1830, homem que deixou sua marca na história do Brasil com o movimento de Canudos que aconteceu no sertão baiano.
A economia do Município baseia-se na, Agricultura, Pecuária, Comércio, Indústria e Serviços.
Possui o maior rebanho bovino leiteiro do Estado do Ceará com 60.000 cabeças.



Quixeramobim - Dados Gerais
Distritos: Sede, Belém, Nenelândia, Uruquê, Lacerda, Paus Brancos, Damião Carneiro, Passagens, São Miguel, Encantado e Manituba.
Rios: Quixeramobim, Banabuiú, Pirabibú.
Vegetação: caatinga escassa
Clima: tropical semi-árido
Estações Climáticas: Chuvoso (fevereiro à maio)Seco ( junho à janeiro). Os meses de outubro a dezembro são os mais secos.
Precipitação Pluviométrica: Média anual de 668,4 mm.
Temperatura: máxima - 38º, média máxima 32º, mínima registrada 16,8º, média mínima 24º, compensada 28º.
Ventos: 1,44km/h, (do litoral para o sertão)
Umidade relativa do ar:(manhã - 69%, tarde - 40% e noite - 63%)
Pressão atmosférica: 866 mm.
Solo: Brunizen Avermelhado e Bruno não calcário.
Culturas: Feijão, Milho, Arroz, Algodão e Fruticultura.



Quixeramobim – História


Na década de 1700 nascia a história do município de Quixeramobim que na época pertencia à Aquiraz. As primeiras sesmarias localizadas às margens dos rios Ibu e Quixeramobim foram distribuídas em 1702. Alguns dos primeiros sesmeiros foram Antonio Pinto Correia, Duarte Pinheiro Rocha, Teresa de Jesus, Francisco Ribeiro de Souza, Agostinho de Rezende, entre outros. As primeiras famílias a ocuparem o território foram os Correia Vieira e Rodrigues Machado.
A estiagem e distância para a comercialização dos produtos foram as principais dificuldades enfrentadas pelos primeiros colonizadores do Município.
Os índios que frequentavam a região eram os Quixarás, Canindés e Jenipapos que pertenciam à tribo dos Taraiús.
O pequeno povoado de Quixeramobim começou a ser formado em 1.712, quando chegou ao local o Capitão Antonio Dias Ferreira que ocupou a sesmaria adquirida de Gil de Miranda e Ângela de Barros. Boqueirão de Santo Antonio foi o nome dado à fazenda onde mais tarde surgiria a cidade de Quixeramobim.
O Capitão Ferreira era natural da cidade de Porto (Portugal). Era membro da Ordem Terceira de São Francisco da cidade de Recife. Construiu a Igreja de Santo Antônio. Morreu em 1753. No seu testamento, o fundador de Quixeramobim doou à igreja meia légua de terras, trinta cabeças de gado, um escravo e uma quantia em dinheiro.
No ano de 1755 a Igreja de Santo Antônio foi elevada à categoria de Matriz. Seu primeiro vigário foi o padre João Paes Maciel de Carvalho. A igreja pertencia à Diocese de Olinda (PE). Nesta época, Quixeramobim era distrito do Município de Aquiraz. Em 13 de junho de 1789, Quixeramobim foi elevada à condição de Vila. Seu primeiro nome foi Vila de Campo
Maior. As primeiras autoridades da vial foram os juízes José Pimenta de Aguiar e Antonio Pinto Borges, o juiz de órfãos Vicente Alves da Fonseca, o procurador Domingos Carvalho de Andrade. Os vereadores Antonio José Fernandes do Amaral, José dos Santos Lessa e José Virgem Lisboa foram empossados em 15 de junho de 1789.
A 13 de março de 1830 nascia em Quixeramobim o histórico Antônio Conselheiro, filho do comerciante Antônio Mendes Maciel e de Maria Joaquina de Araújo. Maria Francisca de Paula Lessa foi a madrinha de batismo de Antônio Vicente Mendes Maciel (Antônio Conselheiro).



Antônio Conselheiro


Antonio Conselheiro, idealizador do movimento de Canudos nasceu na cidade de Quixeramobim, na região central do Ceará a 13 de março de 1830.
Casou-se com a jovem de 17 anos, Brasilina Laurentina de Lima em 07 de janeiro de 1857.
Pressionado pelos credores das dívidas contraídas pelo seu pai (já falecido) obrigou-se a vender a casa que ainda hoje existe na cidade de Quixeramobim. O dinheiro conseguido com a venda da casa não foi suficiente para saldar o débito.
Foi residir na Fazenda Tigre, onde era o professor da escola. Mas a pressão dos credores obrigou-o a transferir-se para as cidades do norte do estado cearense, onde atua em diversas profissões. No ano de 1859 trabalha como caixeiro em Sobral. Em Campo Grande exerce a função de Juiz de Pas. Quando residia na cidade de Ipul, sua esposa abandonou-o, fugindo com um policial. Mudou-se então para Crato.
Antonio Conselheiro retorna a Quixeramobim, onde fez um empréstimo pessoal com o Comendador José Nogueira do Amorim Garcia. Não tendo condições de saldar o débito, obrigou-se a sair da cidade, onde seus bens foram tomados por ordem judicial.
Fugitivo, passou a perambular pelo sertão do Pernambuco, Sergipe e Bahia. Mas em 1876 foi preso e enviado para Quixeramobim à disposição da justiça local.
A liberdade chegou. E Antônio Conselheiro resolve assumir a vida de beato missionário pelo sertão nordestino. Restaurava igrejas e cemitérios, pregava o Evangelho,... manifestava-se contrário à cobrança dos impostos criados pela República. Começava a perseguição da polícia baiana ao pregador Conselheiro.
Conseguiu fugir de todos os cercos efetuados pela polícia. Em 1893 chegou a Canudos juntamente com seus seguidores onde fundou o povoado de Belo Monte. Nascia ali o movimento de Canudos.

Nenhum comentário: